domingo, 1 de março de 2015

Modelando uma escada em espiral no SketchUp*

Fonte: http://sketchucation.com/resources/tutorials/37-beginner/24-how-to-make-a-spiral-stair

Hoje você vai aprender a modelar uma escada em espiral quando você não tem arquivos CAD apenas uma imagem. Nesta imagem você pode ver que nós temos dimensões fundamentais para trabalhar como a largura da escada e os raios interno e externo. 

Este método não utiliza plugins e requer apenas um conhecimento básico do SketchUp. Portanto, independentemente do seu nível de conhecimento do programa, fique certo que encontrará algumas dicas úteis neste tutorial. 

Em primeiro lugar, temos de importar a imagem para o SketchUp usando a opção File > Import (Arquivo > Importar), certificando-se de marcar a opção "Use as image" ("Usar como imagem").
Uma vez posicionada a imagem você precisa ajustá-la para tornar todas as dimensões precisas. Você pode fazer isso rapidamente traçando uma linha sobre a imagem e, em seguida, usando a ferramenta Measure Tape (Fita Métrica)para redimensionar esta linha e a imagem para uma dimensão conhecida.
Agora você está pronto para começar a modelagem. Desenhe um retângulo sobre a área de chegada usando as dimensões no desenho e use Push/Pull (Empurrar/Puxar) até a altura de 9' (nove pés = 2,70 metros).
Desenhe dois arcos com 13 segmentos usando a ferramenta Arc (Arco) e alinhe com os arcos do desenho.
Desenhe 12 linhas usando a ferramenta Line (Linha) de cada extremidade de segmento para o lado oposto.
Agora, selecione a borda vertical dividindo-a em 14 segmentos usando o Right click > Divide (Botão direito do mouse > Dividir) e digite 14 no VCB. Isto irá criar pontos de alinhamento para o próximo passo.
Agora você pode usar a ferramenta Push/Pull (Empurrar/Puxar) para criar cada piso na altura correto usando as divisões da borda como pontos de referência.

Com a nossa estrutura no lugar, podemos agora começar a remover a geometria não desejada. Selecione o piso superior e suas arestas (bordas) clicando duas vezes nele depois Shift + Left click (Shift + Botão esquerdo do mouse) sobre a face, deixando apenas as arestas (bordas) selecionadas. Mova uma cópia usando a tecla modificadora CTRL e a ferramenta Move (Mover) enquanto restringe o movimento para o eixo azul usando a tecla Seta para cima. Alinhe com o outro piso para definir o local.
Usando a ferramenta Move (Mover) podemos agora começar a colocar as faces inferiores em linha.
Depois de concluído, podemos suavizar essas arestas usando a ferramenta Erase (Borracha)  mantendo a tecla CTRL pressionada.
Agora você pode adicionar detalhes e texturas como preferir.
Tradução e adaptação Riceles Araújo Costa

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato