Hoje vamos aprender um pouco mais de tipos de iluminação dentro do Vray para SketchUp. Aprenderemos sobre a spot Light.
As luzes spot no Vray são muito versáteis, através delas, podemos fazer varios ajustes de iluminação direta em um ambiente. Existem diversas configurações das luzes Spot dentro do Vray.
Para acessar as luzes spot, devemos clicar no ícone da barra de ferramentasdo Vray.
Abaixo segue um esquema exemplificando como funciona a Spot Light.
Para selecionar as opções da Spot Light, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Vray for SketchUp > Edit Light”.
Nós iremos foca apenas nas configurações marcadas acima, que são as configurações básicas do Spot Light.
Intensity:
Enable: Ativa ou desativa a Spot Light;
Color: Define a cor da iluminação da Spot LIght;
Intensity: Define a intensidade da Spot Light. Este valor pode variar muito de acordo com o tamanho da Spot, bem como das configurações Gerais do Vray e SketchUp;
Units: Unidades de intensidade que podemos utilizar. Essas unidades podem variar e dependendo da configuração, devemos inserir um valor alto na Intensity ou ajustar o tamanho da Spot Light
Options:
Decay: São configurações da iluminação da Spot Light, muito parecido com o Decay do Rectangle Light.
Linear: Desabilita o Decay, a Spot Light vai iluminar o ambiente de forma uniforme, independente de seu tamanho e distância do piso;
Inverse Decay: Esta opção ajusta a iluminação sempre de acordo com a distância do piso;
Inverse Square Decay: É a representação física mais perto do real possível, porém sua intensidade diminui consideravelmente,será necessário alterar os valores de Intensity.
Spot Angles:
Cone Angle: Define a abertura do foco de luz;
Penunbra Angle: Define o angulo da penunbra do foco de luz.
Utilizando as configurações padrão da Spot Light, alteramos apenas o valor da intensidade para 60 e renderizamos a imagem:
Observe como ficou nossa Spot Light. Diferente do Rectangle Light, a Spot é invisível, somente visualizamos o seu foco de luz.
Vamos ajustar apenas o valor do Cone angle 2.0 e da Penumbra Angle 1.0
Nós não alteramos o valor do Intensity, apenas aumentamos o ângulo de abertura do foco de luz e da penunbra. Assim a Spot Light iluminou o ambiente de forma mais homogênea.
Aqui temos alguns exemplos de configuração do Cone Angle:
Algumas configurações da Penunbra Angle:
Aqui nós voltamos ao padrão de abertura do Cone Angle 1.0 e Penunbra Angle 0.0
Apenas alteramos o Decay para Inverse: A iluminação ficou totalmente comprometida.
Configuração com Inverse Square: (No Valor de 60 nem chegou a iluminar o ambiente)
Valor do Intensity em 12.000:
Nossa próxima postagem será sobre IES Light.
0 comentários:
Postar um comentário