terça-feira, 3 de março de 2015

Criando um Material no Revit

Hoje vamos aprender a criar um material para renderização no Revit. Apesar do Revit ter uma excelente biblioteca de materiais, muitas vezes não encontramos a textura desejada. No Revit podemos criar uma textura para renderização e o processo é muito simples.
Para exemplificar, vamos observar esta imagem:

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Aqui tenho uma renderização com o material aplicado no piso, o que iremos fazer, é criar nosso próprio material para o piso, iremos utilizar para isso, duas imagens em JPG: Uma para a textura e a outra para criar o efeito de volume, o chamado "Bump Map".

Vamos alterar o piso para o salão de festas da casa:

1 - Selecione o piso e clique em "Editar > Estrutura > Materiais.

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2 - Na guia de materiais, vamos duplicar e renomear um material qualquer para criar o piso desejado.

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3 - Clique na guia "Criar conjunto de propriedades > Pedra".
Isso fará com o Revit crie um arquivo de materiais para você editar, denominado de "Padrão Pedra".


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Agora poderemos editar nosso arquivo.

4 - Selecione o Material que você acabou de criar, na aba "Aparência" clique no nome do Material, para buscar uma textura em JPEG que será utilizada na textura.

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5 - Selecione o material desejado e o tipo de acabamento (1), selecione a opção "Relevos de Acabamento > Personalizado". Aqui você insere uma imagem de "Bump Map", para dar o efeito de relevo no material.

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Edite a configuração de visualização e finalize a edição.

6 - Renderize a imagem e veja o resultado final!


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Espero que possam gostar!

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