segunda-feira, 2 de março de 2015

Conheça a Interface do Vray par SketchUp – Parte I

A partir de hoje iniciaremos uma série de postagens demosntrando a interface e algumas ferramentas do VRay para SketchUp.

Barra de Ferramentas:

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Esta é a Barra de Ferramentas do Vray dentro do SketchUp. Aqui temos as principais ferramentas de trabalho para criar mapas de texturas, iluminação, configurações e muito mais. Vamos aprender hoje como funciona o editor de Materiais.

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 Editor de Materiais: Aqui ajustamos os materiais do nosso modelo, o Editor de Materiais do Vray, pode criar mapas de texturas do prório SketchUp ou importar arquivos Vismat, que são configurações do próprio Vray, podemos ainda unir as duas configurações.

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Quando selecionamos um determinado material no Vray, podemos ter as informações sobre ele e acrescentar novos atributos.

A esquerda, temos a visualização do material, logo abaixo, a lista de materiais presentes no SketchUp. Todos materiais que inserirmos no SKetchUp, estarão presentes nesta lista.
A Direita temos as configurações de mapas da textura, podemos inserir novos mapas, como mostrado abaixo:

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Para criar novos layers, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção: Creater Layer. Temos as opções de: 

Emissive: Permite criar o efeito de luz; 


Reflection: Permite criar o efeito de reflexo, pode ser utilizado em qualquer material, como piso, vidros, plásticos, etc… 


Difuse: Difuse é a cor padrão da textura, geralmente pode ser uma imagem ou simplesmente a cor. 

Refraction: Permite criar refração que é a forma como a luz passa por dentro de um objeto, é utilizado para vidros.

Podemos também Importar um material Vismat com a opção “Import material” Isso substituirá a textura selecionada pelo material do Vray que será importado.

Maps:
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O Editor de materiais, permite criarmos ou modificar um determinado material dentro do SketchUp.
Por exemplo: Aqui temos duas texturas aplicadas no SketchUp:

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Ao abrirmos o editor de materiais do Vray, podemos encontrar essas duas texturas na lista de materiais.
Observe que temos a amostra da imagem e algumas informações como Difuse, Options e Maps.

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Se renderizarmos as imagens da forma que estão, não teremos o efeito desejado: Temo a renderização dos materiais, porém não temos nenhum efeito de volume nos mesmos.

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Para isso que servem os mapas Bump e Displacement, por exemplo, colocaremos um mapa displacement na grama e um mapa Bump na madeira. Para que o mapa displacement da grama tenha o efeito desejado, vamos tranformar o retangulo em um grupo. Este tutorial ja foi postado aqui no Blog.
Para a grama usamos o Mapa Displacement Splat:

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Para a madeira, usaremos um mapa Bump com uma imagem.
Nosso primeiro passo é clicar no “m” ao lado do Bump:


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Depois selecionamos a lista com a descrição “TexBitmap”. Depois clicamos nos Três pontinhos ao lado de “File” para fazer a busca pelo mapa bump.

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Encontre algum mapa Bump da textura desejada, caso não tenha, pode usar o Photoshop para criar seu mapa Bump.

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Depois basta renderizar a imagem:

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Após alguns testes, podemos ir fazendo as correções necessárias no Material.
Na próxima postagem iremos aprender a trabalhar com layers dentro do Editor de Materiais.

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