terça-feira, 2 de dezembro de 2014

APRENDA A CRIAR E GERENCIAR LAYERS NO SKETCHUP E 3DS MAX - PARTE II

Ao importar o arquivo no 3DS Max é importante marcar a opção "Split Objects by layer".














No painel do Max, selecione a opção "Manage Layers", fará com que a janela de layers se abra.

Veja que o Max aceita os layers que foram criados dentro do SU assim poderemos ter mais precisão para trabalharmos dentro do Max, principalmente na hora de aplicarmos as texturas.

O gerenciador de layer do Max funciona exatamente como no CAD e no SU, podemos ocultar determinados layers, congelar e até mesmo ocultar ele na hora de renderizar, mas a principal opção dos layers no Max é que podemos selecionar todos os objetos que estão dentro de um determinado layer.















Veja na imagem abaixo que temos a estrutura do telhado que está à amostra. Teremos que aplicar uma textura no madeiramento do telhado. Se formos utilizar o comando de seleção teremos que selecionar peça por peça.

Caso não tivéssemos criado os layers dentro do SU, esse seria o nosso caminho, mas com os layers, tudo fica muito mais simples.
Na janela de layer clique no layer desejado, neste caso, a estrutura do telhado e depois podemos dar um clique em "select Highlighted Objects and layers".

Assim todos os objetos que estiverem no layer serão selecionados, podendo assim, aplicar a textura em todos ao mesmo tempo.

Ocultando os layers, temos mais facilidade para trabalharmos no interior da edificação, para aplicarmos texturas, mobiliário, iluminação e câmeras, por exemplo.


Este tutorial foi criado apenas com o intuito de auxiliar aqueles que desejam migrar aos poucos para o 3DS Max e como o SketchUp é um software de fácil manuseio, podemos optar por criar o workflow entre o Max e SU e superar os problemas que poderão aparecer em nossos trabalhos.



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato