quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

sábado, 20 de dezembro de 2014

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

TOPOGRAFIA COM A CAIXA DE AREIA DO SKETCHUP


Hoje iremos aprender a cria um terreno topográfico a partir de linhas de Curvas de Nível e a criar uma plataforma de construção em seu entorno com a ajuda somente da Caixa de Areia, sem a utilização de outros Plugins.
Primeiramente precisamos de um projeto em curvas de nivel.
Pode ser um arquivo importado do AutoCAD ou qualquer outro software que possa exportar o arquivo nos formatos DWG/DXF.
Depois de importar para o SketchUp Pro 2014, no menu Janela > Barra de Ferramentas ative a opção "Caixa de Areia" e selecione a primeira opção: "A partir de contornos".
NOTA: Para utilizar a Caixa de Areia de forma correta, as linhas de Curva de Nível não pode estar como componente nem como grupo é preciso desassociar elas.


Feito isso o nosso terreno foi criado.
A Topografia pe criada como grupo, porém as linhas de curvas de nível, continuam desassocadas, se preferir pode remove-las.
para deixar o terreno com as curvas mais suaves, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Atenuar/Suavizar arestas" e coloque no valor de 180º.









Agora iremos estampar um plano 2D no terreno. Por exemplo, neste modelo eu tenho um traçado de uma estrada que necessito criar neste terreno, que não é plano. A Função estampar da caixa de areia irá criar uma plaforma de construção no terreno, ele não serve exatamente para criação de estrada, pois não será criada a plataforma seguindo o caimento do terreno, ela apenas ficará plana. Esta opção é excelente para criar a plataforma de construção de uma edificação em um terreno inclinado, pois a ferramente já vai criar um talude.
Mas como exemplo, iremos usar um traçado de estrada.
Posicione o arquivo em 2D (pode ser de cad DWG/DXF) ou criado com linhas no SketchUp, esse arquivo necessita estar agrupado.

É importante observar que a posição da estrada deverá ficar exatamente onde estará o terreno.
Utilize o arquivo original como referência, caso tenha dificuldades.
Selecione o arquivo 2D, clique na ferramenta "Estampar" da Caixa de Areia e selecione o terreno.








O caminho em 2D foi criado, observe que você pode ajustar a altura do caminho da forma que desejar.
O SketchUp vai criando os taludes automaticamente.












Confira o vídeo de nossa Aula do Curso de SketchUp Pro:





Read More

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Quem somos

Trabalhamos com projetos arquitetônicos, interiores, reformas e acompanhamento de obra.

Atendemos a região de Osasco e São Paulo

Projetos arquitetônicos, complementares, Laudos, RRT e muito mais.
Projetos em 3D.

Consulte nossos serviços.

Também atuamos com Cursos e Treinamentos em CAD, Revit, SketchUp, V-ray e Podium.
Criação de maquete eletrônica 3D para arquitetos, engenheiros e profissionais da àrea.

Consultoria em modelagem 3D para estudantes.

Entre em contato conosco:

Patrícia Castro - Instrutora/Projetista 3D
arqcastro.ts@gmail.com
patriciacastro.ts@outlook.com
(11) 94890-2293
Aline Paschoal
aline.paschoal@gmail.com
(11) 94753-1533
 
Read More

É Natal

O natal está chegando! A Nada melhor do que apresentar a nossa modelagem 3D especial.

A casa foi toda modelada no SketchUp, já o ambiente foi uma cena montada no 3DS Max.


Read More

APRENDA A CRIAR E GERENCIAR LAYERS NO SKETCHUP E 3DS MAX - PARTE II

Ao importar o arquivo no 3DS Max é importante marcar a opção "Split Objects by layer".














No painel do Max, selecione a opção "Manage Layers", fará com que a janela de layers se abra.

Veja que o Max aceita os layers que foram criados dentro do SU assim poderemos ter mais precisão para trabalharmos dentro do Max, principalmente na hora de aplicarmos as texturas.

O gerenciador de layer do Max funciona exatamente como no CAD e no SU, podemos ocultar determinados layers, congelar e até mesmo ocultar ele na hora de renderizar, mas a principal opção dos layers no Max é que podemos selecionar todos os objetos que estão dentro de um determinado layer.















Veja na imagem abaixo que temos a estrutura do telhado que está à amostra. Teremos que aplicar uma textura no madeiramento do telhado. Se formos utilizar o comando de seleção teremos que selecionar peça por peça.

Caso não tivéssemos criado os layers dentro do SU, esse seria o nosso caminho, mas com os layers, tudo fica muito mais simples.
Na janela de layer clique no layer desejado, neste caso, a estrutura do telhado e depois podemos dar um clique em "select Highlighted Objects and layers".

Assim todos os objetos que estiverem no layer serão selecionados, podendo assim, aplicar a textura em todos ao mesmo tempo.

Ocultando os layers, temos mais facilidade para trabalharmos no interior da edificação, para aplicarmos texturas, mobiliário, iluminação e câmeras, por exemplo.


Este tutorial foi criado apenas com o intuito de auxiliar aqueles que desejam migrar aos poucos para o 3DS Max e como o SketchUp é um software de fácil manuseio, podemos optar por criar o workflow entre o Max e SU e superar os problemas que poderão aparecer em nossos trabalhos.



Read More

Aprenda a criar e gerenciar Layers no SketchUp e 3DS Max - Parte I

Para quem está habituado a trabalhar com AutoCAD sabe o quanto os layers são importantes para a organização e documentação de um projeto. Sem os layers, o nosso trabalho seria muito mais penoso.



Mas poucas pessoas sabem que no 3D os layers podem ser tão útil e importante quanto se trabalhar com AutoCAD. Geralmente softwares 3D são compatíveis com o sistema de layers no qual você está habituado á trabalhar e no SketchUp e 3DS Max não são diferentes.

Iremos aprender um pouco sobre o gerenciamento de layer no 3D e como eles podem nos ajudar na hora de projetar as texturas dentro do Max.

Se você não tem o hábito de trabalhar com layer no 3D, recomendo que comece a treinar um pouco. No primeiro momento pode até parecer dispendioso e com perda de tempo, mas dentro do Max os layers serão muito úteis e funcionarão como ferramentas de atalho para nosso trabalho, nos poupando tempo e evitando muita dor de cabeça.



Nosso primeiro passo será dentro do SketchUp. Se você já trabalha com 3D profissionalmente já deve estar habituado em importar plantas DWG para o SU (SketchUp), caso seja seu primeiro contato com esse software, saiba que a importação de uma planta baixa no SU é a melhor opção para se criar uma maquete 3D dentro das especificações do cliente e nas medidas reais.


Assim que importar o arquivo em DWG para o SU, vamos abrir o gerenciador de layers. Vá ao menu "visualizar > Barra de Ferramentas > camadas" e clique em "Ativar o painel camadas”. 


No painel de camadas temos listado todos os layers que foram criados dentro do CAD. Nós não iremos utilizar esses layers, por isso deveremos deletar tudo, pois eles acabariam atrapalhando o nosso gerenciamento dentro do Max. O painel de camadas do SU é bem simples de compreender, o primeiro layer, "Layer0" é padrão do SU, os demais são layers do AutoCAD.

A bolinha à esquerda do nome significa qual layer está ativado e também podemos visualizar o layer no projeto e sua respectiva cor. Para deletar os layers que não iremos utilizar basta selecionar o segundo layer da lista, lembrando que o primeiro layer deve estar ativo e ele é padrão do SU, não deve ser deletado.

Com o botão Shift pressionado, selecione o ultimo layer e clique no ícone de -. Uma janela irá aparecer, clique na opção "mover o conteúdo para camada padrão".
Agora todo o conteúdo está na Camada do layer 0.
Agora tudo que formos trabalhar, teremos que ajustar as camadas, vamos criar layers para tudo que for desenhado, tal qual no AutoCAD. Uma dica é criar o projeto e já pensar no que será utilizado na renderização, por exemplo, se tivermos dois tipos de pisos, podemos criar layers para cada tipo de piso, assim, teremos mais agilidade ao texturizar dentro do Max.

Nosso primeiro passo será criar o layer da parede. Clique no sinal de + e crie um layer chamado "parede" e ative-o clicando na bolinha a esquerda.
Outra dica bem importante é clicar na setinha acima da “cor” e ativar a opção “cor por camada”, assim, cada elemento terá a cor de seu respectivo layer, isso é fundamental para visualizarmos de a face estará com o layer correto.


Agora, com o Layer de parede ativado, podemos finalmente criar nossa parede.
(lembre-se de criar um grupo com essas paredes).



Observe que, ao desenharmos com as cores por camada ativado, cada camada que trabalharmos, as faces ficarão com suas respectivas cores. Essas cores são apenas visuais, não afetam as texturas aplicadas.
Recomendo que crie um layer para cada elemento criado (paredes, pisos, portas, janelas, telhado, etc...)

Quando for inserir as portas e janelas, crie um layer para cada uma delas. Não se preocupe em criar layers para mobiliários, por exemplo, somente a alvenaria e as aberturas são suficientes (para esse caso em específico).

Portas e janelas são componentes, para aplicar as camadas nelas, teremos que ter paciência, dê dois cliques para abrir o componente e selecione tudo, aplicando a camada nele.

Após criar e aplicar as camadas o projeto ficará com esse aspecto:


Read More

Curso Básico Vray for SketchUp

Aprenda os conceitos básicos de renderização com V-Ray, trabalho com mapas de texturas, reflexos e refração, iluminação, enviroment, engine, setagens de renderização interna e externa.

Trabalho com materias vismat e imagens do SketchUp.
Aprenda os princípios básicos de Pós-Produção com Adobe Photoshop.
Apostila em .PDF + Materiais



Valor: R$ 49,90
Mais informações através de nosso  e-mail: patriciacastro.ts@outlook.com


Read More

Apostila Curso Revit Architecture

Com este curso, você irá aprender a criar um projeto arquitetônico, inserir e modificar famílias, alterar parâmetros de famílias, iluminação, criar escadas, guarda-corpo e documentar um projeto. Também será abordado um pouco de modelagem, importação de arquivos configurações para renderização e documentação para publicação das pranchas para plotagens.


Este curso contém uma apostila em PDF com videos em Flash (será necessário atualizar o Adobe Flah Player para a versão 10), arquivos de famílias e projetos para melhor compreensão dos tutoriais.

São mais de 170 páginas ilustradas ensinando passo a passo cada exercício do Revit 2012, divididos em oito capítulos, indo desde a visão básica da Interface do Revit, passando pelos passos basicos para a criação de um projeto, criando escadas, famílias, alterando parâmetros e renderização.

Valor: R$ 49,90
Mais informações através de nosso contato ou no e-mail: patriciacastro.ts@outlook.com


Read More
Tecnologia do Blogger.

Formulário de contato